Tecnologia

Em por

No artigo de hoje vamos entender uma pequena dúvida que muitos ainda têm sobre a diferença entre Hardware e Software.

Vamos fazer uma analogia bem simples, porém muito objetiva para diferenciar um do outro:

“Software é a parte que você xinga já o Hardware é a parte que você chuta...” (rsrsrs)


Hardware

Hardware é a parte física do computador, ou seja, um conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, peças e equipamentos que fazem o computador funcionar que se comunicam através de barramentos.

A palavra hardware pode se referir também como o conjunto de equipamentos acoplados em produtos que precisam de algum tipo de processamento computacional.

A ciência que estuda o hardware é conhecida como arquitetura de computadores.

Software

O software é a parte lógica do computador. Software é a manipulação, instrução de execução, redirecionamento e execução das atividades lógicas das máquinas.

Software é um programa de computador, sendo composto por uma sequência de instruções. É interpretada e executada por um processador ou por uma máquina virtual.

Os softwares podem ainda ser classificados em:

  • Softwares de Sistemas: Permite que o usuário interaja com o computador e suas partes, por exemplo, firmware, drivers, etc. 
  • Softwares Aplicativos: Permite que através de seu uso, o usuário faça uma tarefa específica, por exemplo, editores de texto, planilhas eletrônicas, etc. 

Software também é um produto e é desenvolvido pela Engenharia de Software, e inclui não só o programa de computador propriamente dito, mas também manuais e especificações. Para fins contábeis e financeiros, o Software é considerado um Bem de capital.

Este produto passa por várias etapas como: Análise Econômica, Análise de requisitos, Especificação, Codificação, Teste, Documentação, Treinamento e Manutenção.

Resumindo

O hardware, circuitaria, material ou ferramental é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos. Em complemento ao hardware, o software é a parte lógica, ou seja, o conjunto de instruções e dados processado pelos circuitos eletrônicos do hardware.

Toda interação dos usuários de computadores modernos é realizada através do software, que é a camada colocada sobre o hardware, que transforma o computador em algo útil para o ser humano. Além de todos os componentes de hardware, o computador também precisa de um software chamado Sistema Operacional.

O Sistema Operacional torna o computador utilizável. Ele é o responsável por gerenciar os dispositivos de hardware do computador (como memória, unidade de disco rígido, unidade de CD) e oferecer o suporte para os outros programas funcionarem (como Word, Excel etc.).

O termo “hardware” não se refere apenas aos computadores pessoais, mas também aos equipamentos embarcados em produtos que necessitam de processamento computacional, como os dispositivos encontrados em equipamentos hospitalares, automóveis, aparelhos celulares (em Portugal portáteis), entre outros.

Dúvidas, criticas ou sugestões comentem abaixo, e bons estudos!!!

Veja Também:

Artigos Relacionados a categoria: Tecnologia

Olá, deixe seu comentário para Diferença entre Hardware e Software

Já temos 1 comentário(s). DEIXE O SEU :)
jesus lyrics

jesus lyrics

muito bom falar sobre software e hardware sob a sua definiçao ok
★★★★★ DIA 31.08.17 21h11 RESPONDER
Marcos Martins
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/

...AINDA NÃO VIU NOSSO PORTFÓLIO?

Se ainda não viu nosso Portfólio e quer conhecer um pouco mais... aproveite e veja agora mesmo e tenha um site de qualidade para o seu negócio!

[contato]
Ver o Portfólio Agora