Tecnologia

Em por

Artigo traduzido do site oficial do Official Google Webmaster Central Blog.

Recentemente foram feitas algumas perguntas sobre como o Google usa (ou mais precisamente, não use) a meta tag "keywords" no ranking de resultados de busca web.

Suponha que você tem dois donos de sites, Alice e Bob. Alice dirige uma empresa chamada AliceCo e Bob corre BobCo. Um dia, ao olhar no site do Bob, Alice percebe que Bob tenha copiado algumas das palavras que ela usa em sua meta tag "keywords".  Ainda mais interessante, Bob acrescentou as palavras "AliceCo" para sua meta tag "keywords".  Alice deve ficar preocupada?

Pelo menos para os resultados de pesquisa do Google na web atualmente (desde setembro de 2009), a resposta é não. O Google não usa a meta tag "keywords" no nosso ranking de busca da web. Veja algumas perguntas abaixo.

Q: Será que o Google nunca usa a meta tag "keywords" em seu ranking de busca na web?

R: Em uma só palavra, não. O Google vende um Google Search Appliance, e que o produto tem a capacidade de combinar meta tags, que podem incluir a meta tag keywords. Mas isso é um sistema de pesquisa empresarial (AdWords) que é completamente separado da nossa pesquisa na web principal. Nossa pesquisa na web (a busca bem conhecido no Google.com que centenas de milhões de pessoas usam todos os dias) desconsidera metatags "keywords" completamente. Eles simplesmente não têm qualquer efeito no nosso ranking de pesquisa no presente.


Q: Por que o Google não usa a meta tag keywords?

R: Cerca de uma década atrás, os motores de busca julgados apenas sobre o conteúdo de páginas da web, e não quaisquer chamados fatores "fora da página", tais como os links que apontam para uma página web. Naqueles dias, meta tags keywords tornou-se rapidamente uma área onde alguém poderia colocar palavras-chave muitas vezes irrelevantes, sem visitantes típicos sempre vendo essas palavras-chave. Porque as meta tag keywords foi abusado muitas vezes, muitos anos atrás, o Google começou a desprezar as palavras-chave nesta meta tag.


Q: Será que isso significa que o Google ignora todas as meta tags?

R: Não, o Google suporta várias outras meta tags. Por exemplo, nós às vezes usamos a meta tag "description" como o texto para nossos snippets de resultados de pesquisa, como mostra esta imagem:

Mesmo que, por vezes, usar a meta tag "description" para os trechos que mostramos, ainda não usamos a meta tag description no nosso ranking.


Q: Será que isso significa que o Google vai sempre ignorar as meta tag keywords?

R: É possível que o Google poderia usar esta informação no futuro, mas improvável. Google ignorou as meta tag keywords durante anos e, atualmente, não vemos necessidade de mudar essa política.


Conclusão: Só porque o Google não usa a meta tag keywords, não significa que você não deve usá-las para construir seus posts baseado em palavras-chave. Outros mecanismos de busca e plugins como Yoast por exemplo, apenas utilizado como uma chave para basear todos os seus cálculos para um possível SEO, se o plugin não sabe qual palavra-chave(s) que você está focando, não se pode dizer se você está usando-o bem.

Se você deseja que seu site seja bem ranqueado nos buscadores, é necessário pesquisar e aprender um pouco da técnica de SEO.

Veja Também:

Artigos Relacionados a categoria: Tecnologia

Olá, deixe seu comentário para O Google não usa as meta tags keywords no ranking web

Enviando Comentário Fechar :/

...AINDA NÃO VIU NOSSO PORTFÓLIO?

Se ainda não viu nosso Portfólio e quer conhecer um pouco mais... aproveite e veja agora mesmo e tenha um site de qualidade para o seu negócio!

[contato]
Ver o Portfólio Agora