Blog
Resolver erro SSL_connect instalando SASS no Windows
Resolvi aprender a escrever CSS utilizando o SASS (Syntactically Awesome Stylesheets), como o próprio nome diz “Estilos Sintaticamente Impressionantes” e é impressionante mesmo, depois que você começa a utilizar, tenho certeza que nunca mais vai querer escrever estilos “na unha”, se é que se pode dizer assim.
Eu utilizo no momento, o Netbeans para desenvolver, e então precisava instalar o SASS nele. Comecei a ver tutoriais na internet para fazê-lo, só que me deparei com o primeiro problema, o Netbeans não tem o Ruby nativo, pelo menos até o momento, e para que o SASS funcionasse nele, era preciso primeiramente instalar o Ruby.
Pois bem, então vamos ver como instala o Ruby. No próprio site do SASS, existe esse link e um tutorial para instar o RubyInstaller em máquina Windows. Siga instalando o Ruby normalmente, com 2 cliques no arquivo baixado.
Quando fui instalar o SASS, como descrito no tutorial do site do SASS, parecia ser “mamão com açúcar”, mas de cara me retornou o seguinte erro abaixo, dizendo que não poderia ser instalado por causa do certificado:
SSL_connect returned=1 errno=0 state=SSLv3 read server certificate B: certificate verify failed
Como assim, problema de certificado? Tenho em minha máquina certificado SSL instalado e funcionando corretamente, o Ruby foi instalado sem nenhum erro, porque não instala o SASS?
Lá vamos nós novamente procurar na internet o porquê disso, e encontrei vários programadores com o mesmo problema, além de vários métodos que eles explicavam e que não deram certo.
Esse erro não tem nada a ver com a máquina local como imaginei no princípio, e sim uma mudança na infraestrutura no site rubygems.org que agora fazem uso do SSL mais eficiente. Para aqueles que não estão familiarizados com SSL e os certificados, há muitas partes que compõem porção segura de conteúdo possível.
Os certificados SSL são usados no site, que são obtidos a partir de uma autoridade de certificação (CA) e gerados a partir de uma chave privada, juntamente com a respectiva assinatura. Normalmente e até poucos meses atrás, assinaturas de chave privada usava SHA-1 como forma de fornecer um resumo (ou checksum) da chave privada sem distribuir a chave em si (lembre-se, deve manter-se privada).
SHA-1 foi encontrado fraco e muitos servidores e sites foram atualizar em relação à SHA-2 (especificamente SHA256 ou superior), a fim de preparar para os navegadores para as mudanças.
Problema específico com Rubygems
No caso particular da Rubygems (a ferramenta de linha de comando) é que ele requer para agrupar dentro de seu código os certificados de confiança, que permitem Rubygems estabelecer uma conexão com os servidores, mesmo quando o sistema operacional de base é incapaz de verificar a identidade deles.
Até alguns meses atrás, este certificado foi fornecida por uma CA, mas recentemente o certificado é fornecido por uma CA diferente. Devido a isso, as instalações existentes do Rubygems teriam que ser atualizado antes da troca do certificado e dar tempo suficiente para que a alteração se espalhasse (e as pessoas pudessem atualizar).
Como o que normalmente acontece com o software, as coisas podem ficar fora de sincronia em coordenar esse esforço, ao tamanho e uso de rubygems.org é quase impossível. O problema é que apenas Rubygems 2.4.4 foi lançado, deixando a instalação de Ruby com 1.8, 2.0 e 2.2 em um estado quebrado. Especialmente desde Rubygems 2.4 está quebrado no Windows.
E isso para quem trabalha com desenvolvimento sabe que é complicado e que isso poderia acontecer a qualquer um. Liberar várias versões de qualquer software em um curto espaço de tempo e ser muito sensível ao tempo é altamente complicado!
Mesmo que eles tenham lançamentos oficiais de qualquer uma das versões que corrigem o problema, não será possível instala-los via Rubygems (problema da galinha do ovo descrito antes).
Mas para resolver isso podemos fazer o seguinte, lembrando que este procedimento é para Windows:
Depois de instalado o Ruby, na linha de comando do WINDOWS. Se ainda não sabe como fazer, basta apertar a BANDEIRA WINDOWS + R e escrever CMD na caixa que irá se abrir:
Após esse comando, irá abrir a famosa tela DOS, que era utilizada o tempo todo nos primórdios da computação. Pois bem, agora precisamos chegar à raiz que foi instalado o Ruby e, para isso digite o comando a seguir:
Após esse comando, podemos identificar qual pasta que foi criada na instalação do Ruby, para isso digite o comando a seguir:
Com esse comando podemos ver uma listagem de todos os diretórios na raiz, e precisamos encontrar uma pasta escrita Rubyxx, onde xx representa a versão que está sendo/foi instalada.
Se fizer tudo certinho, agora o início do prompt de comando, como é conhecido, ficará parecido com isso “C:\Rubyxx>”. Agora faça o comando a seguir para iniciar a atualização e instalação do Rubygems:
C:\Ruby21>gem sources -a http://rubygems.org/ (aperte enter)
https://rubygems.org is recommended for security over http://rubygems.org/
Do you want to add this insecure source? [yn] y
http://rubygems.org/ added to sources
Após a atualização e instalação acima, podemos enfim instalar o SASS, e para isso basta digitar o comando a seguir:
C:\Ruby21>gem install sass (aperte enter)
Fetching: sass-3.4.12.gem (100%)
Successfully installed sass-3.4.12
Parsing documentation for sass-3.4.12
Installing ri documentation for sass-3.4.12
Done installing documentation for sass after 6 seconds
WARNING: Unable to pull data from 'https://rubygems.org/': SSL_connect returned
=1 errno=0 state=SSLv3 read server certificate B: certificate verify failed (htt
ps://api.rubygems.org/latest_specs.4.8.gz)
1 gem installed
E para ter certeza se realmente foi instado e qual sua versão, digite o comando a seguir:
C:\Ruby21>sass -v
Sass 3.4.12 (Selective Steve)
Se tudo correu bem, irá aparecer a versão do SASS que foi instalado com sucesso!
Neste próximo artigo, iremos ver como instalar o SASS no Netbeans e começar a utilizar, escrever e se divertir com um pré-processador potente, onde podemos utilizar recursos que não existem em CSS ainda como variáveis, aninhamento, mixins, herança e outras guloseimas bacanas CSS que fazem escrita divertida novamente.
Gigasystems Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
XVeja Também:
Artigos Relacionados a categoria: Blog
Cotações para compra e venda de Moedas estrangeiras com PHP
27 July de 2016
Como instalar certificado SSL (https) no WampServer
30 March de 2016
Gerador de CPF, CNPJ válidos para teste
24 November de 2014
Olá, deixe seu comentário para Resolver erro SSL_connect instalando SASS no Windows