PHP

Em por

No artigo de hoje, vou ensinar como você desabilitar o tempo máximo de execução de um script PHP com Banco de Dados MySql, pois por padrão ele vem configurado com 30 segundos e dependendo da complexidade do processamento ao Banco de Dados pode nos trazer problemas e não completar nossa operação por ultrapassar esse tempo limite.

Tempo máximo de execução de um Script

Recentemente em um projeto que eu estava desenvolvendo, me deparei com um problema em um script que havia um processamento mais complexo, e sendo assim levava um tempo maior para execução completa do mesmo, causando assim um erro fatal do PHP, mas não por estar errado o script e sim pelo tempo excedido.

 Fatal error: Maximum execution time of 30 seconds exceeded in /localhost/index.php

Isto é um mecanismo de segurança do PHP. Por omissão limita a 30 segundos o tempo de execução de um script. Isto pode ser útil na maioria dos casos, mas neste específico não interessa pois fico com o processamento incompleto, tornando o inútil o script.

Para resolver este problema, o PHP tem uma função que se coloca no script desejado e permite definir o tempo limite para este executar, no meu caso defini o tempo limite para zero, sendo assim não há mais limites para meu script, veja o exemplo:

 <?php set_time_limit(0); ?>

Esta função recebe o parâmetro do tempo limite em segundos. Se for 0 é considerado sem limite. E deste modo resolve-se facilmente o problema que encontrei. Convém colocar essa função logo antes do pedaço de código que efectua o processamento intenso e depois desse código voltar a chamar a função com o valor 30 para ficar o restante código do script protegido contra longas execuções imprevistas.

Dúvidas criticas ou sugestões comentem abaixo que teremos o prazer em ajudá-los. laugh

Veja Também:

Artigos Relacionados a categoria: PHP

Olá, deixe seu comentário para Tempo máximo de execução de um script PHP com Banco de Dados

Enviando Comentário Fechar :/

...AINDA NÃO VIU NOSSO PORTFÓLIO?

Se ainda não viu nosso Portfólio e quer conhecer um pouco mais... aproveite e veja agora mesmo e tenha um site de qualidade para o seu negócio!

[contato]
Ver o Portfólio Agora