PHP

Em por

Hoje daremos continuidade sobre o artigo “PHP para iniciantes parte 1”, na qual ensinaremos estruturas de decisão e looping utilizando o WHILE e DO WHILE.

php para iniciantes

If, else e elseif as estruturas de controle de decisão no PHP

Até o momento você aprendeu a atribuir valores as variáveis e imprimi-las, porém sem as estruturas de controle não podemos tomar decisões. Imagine o seguinte problema.

Problema

  • Ler a entrada de 4 notas de um aluno
  • Obter sua média
  • Se a média for maior ou igual a 7 retornar aprovado, se for menor que 7 retornar reprovado
  • Exibir a média do aluno e se foi aprovado ou reprovado
 <?php /** * Entrada das 4 notas do aluno */ $nota1 = 10; $nota2 = 10; $nota3 = 10; $nota4 = 10; /** * Obtendo a média do aluno */ $resultado = ($nota1 + $nota2 + $nota3 + $nota4) / 4; /** * Crio a mensagem */ $mensagem = ''; if ( $resultado >= 7 && $resultado != 10 ) { $mensagem = ' o aluno foi aprovado.'; } elseif ( $resultado == 0 ) { $mensagem = ' estude mais, você não acertou nada.'; } elseif ( $resultado == 10 ) { $mensagem = ' parabéns! Aprovado com nota máxima.'; } else { $mensagem = ' o aluno foi reprovado.'; } /** * Retornando a média */ echo $resultado . $mensagem; ?>

If o desvio condicional simples no PHP

O construtor If tem como objetivo executar todo o código que esteja entre o construtor caso o resultado da avaliação seja verdadeiro, caso contrário nada será executado.

Else o desvio condicional composto no PHP

O else é a estrutura de controle que é executada quando o If, ou elseif, for retornado falso.

Elseif outro desvio condicional composto no PHP

O elseif é a estrutura de controle que será avaliada após o if retornar falso, o elseif é inserido antes do else, e mais de um elseif pode ser inserido, lembrando que o elseif avalia expressões assim como o if. Ficando assim, se um if retornar falso caíra no elseif, se o elseif retornar falso cairá no próximo elseif se houver, após todos os elseif finaliza a lógica no else.

Laços de repetição while e do while no PHP

Quando for necessário efetuar a repetição de um trecho de um programa um determinado número de vezes o que você faria?

  • Escreveria de novo?
  • Copiaria e colaria?
  • Bem feio né?

Afinal estamos utilizando de maquinas que são feitas para trabalhar para nós e não o contrário.

Quando encontrarmos um problema como esse, temos os laços de repetição, também conhecidos como loopings ou laços de repetição que poderão nos ajudar.

Vamos a um problema para tentarmos entender.

Você precisa escrever essa frase na tela, “Estou aprendendo loopings com Gigasystems” 100 vezes, ao invés de escrevermos 100 vezes a mesma coisa, usaremos um laço, na qual determinamos quando ele começa e quando ele termina.

Devemos tomar cuidado ao utilizar esse tipo de procedimento para não cairmos em looping infinitos, ou seja, sem fim, fazendo com que nossa aplicação venha a travar dentre diversos outros fins.

O while no PHP

O while executa um teste lógico, que retorne verdadeiro ou falso, no início do looping para verificar se é permitido ou não executar as instruções.

Traduzindo while para português obtemos “enquanto” sendo assim, as instruções serão executadas enquanto o teste do looping for considerado verdadeiro.

A estrutura while tem seu funcionamento controlado por decisões podendo executar um determinado conjunto de instruções enquanto a condição for verdadeira (True) e no momento em que a condição for avaliada como falsa (False) o processamento da rotina é desviado para fora do looping.

Obs: Se desde o início a condição for tratada como falsa, o looping não será executado.

Observe como ficaria a representação em PHP da nossa estrutura while para resolver o problema:

 <?php $mensagem = “Estou aprendendo loopings com Gigasystems”; $i = 1; while($i <= 100 ){ echo $mensagem . '<br />’; $i++; } ?>

Iniciamos atribuindo um valor a variável mensagem, em seguida criamos uma variável $i que é conhecida como contador ou sentinela. Logo abaixo de nosso contador iniciamos o while que avalia se $i é menor que 100, se for verdadeiro ele executa a instrução, senão ele sai do looping. 

A primeira volta de nosso looping a instrução é verdadeira, então dentro do looping escrevemos a mensagem e somamos mais 1 a variável $i com o operador de pós-incremento. Após terminar isto, o looping volta e avalia $i aqui com o valor de 2 e se for verdadeira a expressão do while inicia tudo novamente.

Você sabe o porquê do $i no nosso looping?

A utilidade dele neste momento é fazer a expressão se tornar falsa, senão teremos um looping infinito. Como o nosso while avalia se $i é menor que 100, se sempre ele for menor, o looping nunca parará, por isso, temos de incrementá-lo para poder em um determinado ponto chegar ao valor em que a instrução se tornará falsa.

Em relação à estrutura de controle while:

  • A expressão a ser avaliada é declarada no início do while.
  • Expressões são realizadas por operadores lógicos e operadores de comparação.
  • O looping é executado enquanto a condição da expressão for verdadeira (True).
  • Quando a condição da expressão for avaliada como falsa (False) o processamento da rotina é desviado para fora do looping.
  • O bloco de código referente ao looping deve ser delimitado por chaves {}.
  • Endente o código referente ao bloco em 4 espaços por questões de legibilidade, a como configurar o seu editor de texto para transformar Tabs em espaços.
  • Utilizamos um contador para o looping não ficar um looping infinito.
  • Declara-se o contador fora do looping.
  • Não se esqueça de alterar o valor do contador para não cairmos em um looping infinito.

O do-while no PHP

Bastante parecido com o while o do-while caracteriza-se por uma estrutura que executa um teste lógico no fim do looping. Tem seu funcionamento baseado em decisões assim como o while, no entanto pelo menos uma vez será executado o conjunto de instruções, pois a condição da validade, verdadeiro ou falso, é avaliada no final.

Observe como ficaria a representação em PHP da solução agora com o uso do do-while.

 <?php $mensagem = “Estou aprendendo loopings com Gigasystems”; $i = 1; do { echo $mensagem . '<br />'; $i++; } while( $i <= 100 ); ?>

Você observou que temos todos os elementos que tínhamos no while né? O contador, incrementar o contador, uma expressão. No entanto agora temos o “do” que quer dizer que pelo menos uma vez será executado mesmo que a condição na expressão seja avaliada como falsa, lembrando que assim como o while o do-while é executado enquanto a expressão for verdadeira.

Em relação à estrutura de controle do- while:

  • A expressão a ser avaliada é declarada no final do do-while.
  • É garantido que pelo menos uma vez o looping será executado devido à dica anterior.
  • Expressões são realizadas por operadores lógicos e operadores de comparação.
  • O looping é executado enquanto a condição da expressão for verdadeira (True).
  • Quando a condição da expressão for avaliada como falsa (False) o processamento da rotina é desviado para fora do looping.
  • O bloco de código referente ao looping deve ser delimitado por chaves {}.
  • Endente o código referente ao bloco em 4 espaços por questões de legibilidade, a como configurar o seu editor de texto para transformar Tabs em espaços.
  • Utilizamos um contador para o looping não ficar um looping infinito.
  • Declara-se o contador fora do looping.
  • Não se esqueça de alterar o valor do contador para não cairmos em um looping infinito.

Até o momento aprendemos sobre, estrutura do php, variáveis, constantes, estrutura de decisão, e looping com while.

Fiquem ligados nos próximos artigos, dúvidas, críticas ou sugestões comentem abaixo e bons estudos. laugh

Veja Também:

Artigos Relacionados a categoria: PHP

Olá, deixe seu comentário para PHP para iniciantes (parte 2)

Enviando Comentário Fechar :/

...AINDA NÃO VIU NOSSO PORTFÓLIO?

Se ainda não viu nosso Portfólio e quer conhecer um pouco mais... aproveite e veja agora mesmo e tenha um site de qualidade para o seu negócio!

[contato]
Ver o Portfólio Agora