PHP
PHP para iniciantes (parte 2)

Hoje daremos continuidade sobre o artigo “PHP para iniciantes parte 1”, na qual ensinaremos estruturas de decisão e looping utilizando o WHILE e DO WHILE.
If, else e elseif as estruturas de controle de decisão no PHP
Até o momento você aprendeu a atribuir valores as variáveis e imprimi-las, porém sem as estruturas de controle não podemos tomar decisões. Imagine o seguinte problema.
Problema
- Ler a entrada de 4 notas de um aluno
- Obter sua média
- Se a média for maior ou igual a 7 retornar aprovado, se for menor que 7 retornar reprovado
- Exibir a média do aluno e se foi aprovado ou reprovado
<?php /** * Entrada das 4 notas do aluno */ $nota1 = 10; $nota2 = 10; $nota3 = 10; $nota4 = 10; /** * Obtendo a média do aluno */ $resultado = ($nota1 + $nota2 + $nota3 + $nota4) / 4; /** * Crio a mensagem */ $mensagem = ''; if ( $resultado >= 7 && $resultado != 10 ) { $mensagem = ' o aluno foi aprovado.'; } elseif ( $resultado == 0 ) { $mensagem = ' estude mais, você não acertou nada.'; } elseif ( $resultado == 10 ) { $mensagem = ' parabéns! Aprovado com nota máxima.'; } else { $mensagem = ' o aluno foi reprovado.'; } /** * Retornando a média */ echo $resultado . $mensagem; ?>
If o desvio condicional simples no PHP
O construtor If tem como objetivo executar todo o código que esteja entre o construtor caso o resultado da avaliação seja verdadeiro, caso contrário nada será executado.
Else o desvio condicional composto no PHP
O else é a estrutura de controle que é executada quando o If, ou elseif, for retornado falso.
Elseif outro desvio condicional composto no PHP
O elseif é a estrutura de controle que será avaliada após o if retornar falso, o elseif é inserido antes do else, e mais de um elseif pode ser inserido, lembrando que o elseif avalia expressões assim como o if. Ficando assim, se um if retornar falso caíra no elseif, se o elseif retornar falso cairá no próximo elseif se houver, após todos os elseif finaliza a lógica no else.
Laços de repetição while e do while no PHP
Quando for necessário efetuar a repetição de um trecho de um programa um determinado número de vezes o que você faria?
- Escreveria de novo?
- Copiaria e colaria?
- Bem feio né?
Afinal estamos utilizando de maquinas que são feitas para trabalhar para nós e não o contrário.
Quando encontrarmos um problema como esse, temos os laços de repetição, também conhecidos como loopings ou laços de repetição que poderão nos ajudar.
Vamos a um problema para tentarmos entender.
Você precisa escrever essa frase na tela, “Estou aprendendo loopings com Gigasystems” 100 vezes, ao invés de escrevermos 100 vezes a mesma coisa, usaremos um laço, na qual determinamos quando ele começa e quando ele termina.
Devemos tomar cuidado ao utilizar esse tipo de procedimento para não cairmos em looping infinitos, ou seja, sem fim, fazendo com que nossa aplicação venha a travar dentre diversos outros fins.
O while no PHP
O while executa um teste lógico, que retorne verdadeiro ou falso, no início do looping para verificar se é permitido ou não executar as instruções.
Traduzindo while para português obtemos “enquanto” sendo assim, as instruções serão executadas enquanto o teste do looping for considerado verdadeiro.
A estrutura while tem seu funcionamento controlado por decisões podendo executar um determinado conjunto de instruções enquanto a condição for verdadeira (True) e no momento em que a condição for avaliada como falsa (False) o processamento da rotina é desviado para fora do looping.
Obs: Se desde o início a condição for tratada como falsa, o looping não será executado.
Observe como ficaria a representação em PHP da nossa estrutura while para resolver o problema:
<?php $mensagem = “Estou aprendendo loopings com Gigasystems”; $i = 1; while($i <= 100 ){ echo $mensagem . '<br />’; $i++; } ?>
Iniciamos atribuindo um valor a variável mensagem, em seguida criamos uma variável $i que é conhecida como contador ou sentinela. Logo abaixo de nosso contador iniciamos o while que avalia se $i é menor que 100, se for verdadeiro ele executa a instrução, senão ele sai do looping.
A primeira volta de nosso looping a instrução é verdadeira, então dentro do looping escrevemos a mensagem e somamos mais 1 a variável $i com o operador de pós-incremento. Após terminar isto, o looping volta e avalia $i aqui com o valor de 2 e se for verdadeira a expressão do while inicia tudo novamente.
Você sabe o porquê do $i no nosso looping?
A utilidade dele neste momento é fazer a expressão se tornar falsa, senão teremos um looping infinito. Como o nosso while avalia se $i é menor que 100, se sempre ele for menor, o looping nunca parará, por isso, temos de incrementá-lo para poder em um determinado ponto chegar ao valor em que a instrução se tornará falsa.
Em relação à estrutura de controle while:
- A expressão a ser avaliada é declarada no início do while.
- Expressões são realizadas por operadores lógicos e operadores de comparação.
- O looping é executado enquanto a condição da expressão for verdadeira (True).
- Quando a condição da expressão for avaliada como falsa (False) o processamento da rotina é desviado para fora do looping.
- O bloco de código referente ao looping deve ser delimitado por chaves {}.
- Endente o código referente ao bloco em 4 espaços por questões de legibilidade, a como configurar o seu editor de texto para transformar Tabs em espaços.
- Utilizamos um contador para o looping não ficar um looping infinito.
- Declara-se o contador fora do looping.
- Não se esqueça de alterar o valor do contador para não cairmos em um looping infinito.
O do-while no PHP
Bastante parecido com o while o do-while caracteriza-se por uma estrutura que executa um teste lógico no fim do looping. Tem seu funcionamento baseado em decisões assim como o while, no entanto pelo menos uma vez será executado o conjunto de instruções, pois a condição da validade, verdadeiro ou falso, é avaliada no final.
Observe como ficaria a representação em PHP da solução agora com o uso do do-while.
<?php $mensagem = “Estou aprendendo loopings com Gigasystems”; $i = 1; do { echo $mensagem . '<br />'; $i++; } while( $i <= 100 ); ?>
Você observou que temos todos os elementos que tínhamos no while né? O contador, incrementar o contador, uma expressão. No entanto agora temos o “do” que quer dizer que pelo menos uma vez será executado mesmo que a condição na expressão seja avaliada como falsa, lembrando que assim como o while o do-while é executado enquanto a expressão for verdadeira.
Em relação à estrutura de controle do- while:
- A expressão a ser avaliada é declarada no final do do-while.
- É garantido que pelo menos uma vez o looping será executado devido à dica anterior.
- Expressões são realizadas por operadores lógicos e operadores de comparação.
- O looping é executado enquanto a condição da expressão for verdadeira (True).
- Quando a condição da expressão for avaliada como falsa (False) o processamento da rotina é desviado para fora do looping.
- O bloco de código referente ao looping deve ser delimitado por chaves {}.
- Endente o código referente ao bloco em 4 espaços por questões de legibilidade, a como configurar o seu editor de texto para transformar Tabs em espaços.
- Utilizamos um contador para o looping não ficar um looping infinito.
- Declara-se o contador fora do looping.
- Não se esqueça de alterar o valor do contador para não cairmos em um looping infinito.
Até o momento aprendemos sobre, estrutura do php, variáveis, constantes, estrutura de decisão, e looping com while.
Fiquem ligados nos próximos artigos, dúvidas, críticas ou sugestões comentem abaixo e bons estudos. =)
Gigasystems Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
XVeja Também:
Artigos Relacionados a categoria: PHP
Cotações para compra e venda de Moedas estrangeiras com PHP
27 July de 2016
Gerenciador de dependências Composer
14 January de 2016
Erro ao acessar um arquivo externo com o comando file_get_content
04 November de 2015
Baixando anexo do email no servidor com IMAP e PHP
27 August de 2015
Olá, deixe seu comentário para PHP para iniciantes (parte 2)