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Como otimizar minha URL

No artigo de hoje, tentaremos esclarecer algumas dúvidas sobre como montar sua URL (Uniform Resource Locator) de seu site, e dar algumas dicas sobre elementos dentro das páginas muito importantes que ajudam o buscador do GOOGLE encontrar seu site e melhorar seu ranqueamento nos resultados de busca, proporcionando mais resultados positivos a ele.

Otimizar URL

Vamos fazer uma analogia bem simples e objetiva para você compreender, como deve ser escolhido o nome de seu domínio e montar sua URL.

Imagine que o Google é uma pessoa certo, e ele está querendo comprar um produto novo, algo que poucas pessoas conhecem. Você sendo o vendedor deste produto o que você faria?

Bom, como um ótimo vendedor você tentaria explicar com detalhes, para quê aquele produto serve, como se usa, cuidados com a embalagem, fazendo com que o seu cliente no caso o Google, compre-o. É exatamente assim que você deve construir o endereço de seu site para o “robô”. O domínio escolhido é a embalagem de seu site, uma embalagem bem elaborada chama atenção não chama?!

Ao escolher o nome de seu domínio você pode ter uma ótima vantagem, se escolhida corretamente ou uma enorme desvantagem se escolhido um nome errado, fazendo com que você caia várias posições no ranqueamento do Google. Então faça uma análise de sua empresa e escolha um nome chave para quando houver buscas de seu negocio, haja maior sucesso.

Para você entender melhor como otimizar sua URL e alguns aspectos SEO, vamos explicar alguns tópicos.

Construindo a URL do seu domínio

A sua marca na URL

Reflita, você quer que a sua marca seja conhecida certo, e nada melhor que ficar no topo das buscas do Google para isso. Vamos supor que sua empresa chame-se SKATE MANIA, uma empresa voltada para venda de skate e acessórios para sua prática.

A escolha do nome tem que ser facilmente identificada pelo público alvo que se quer atingir, por isso é imprescindível que o nome de seu domínio seja www.skatemania.com.br, pois ele é simples, descritivo, ou seja, descreve exatamente sua empresa, e o melhor, fácil de gravar.

Nomes longos podem ser difíceis de memorizar, e se tornar ainda mais complicado quando se trata de usuários mais leigos, na qual não se possui muita experiência com computadores, navegação na internet, dentre muitos fatores.

Mantenha a URL do seu domínio pequena e autoexplicativa

Como mencionei acima, o nome do seu domínio, quanto melhor ele seja entendido e autoexplicativo, melhor e mais claro será para o público-alvo, pois qualquer um saberá que, www.skatemania.com.br, se trata de uma loja de skate e acessórios.

Construindo a URL de cada página do seu site

Separe cada página por categoria

Criado nossa URL do domínio, precisamos criar as URL de cada página do site. Vamos supor que em nossa loja vendemos Shape de skate certo, nosso site está separado por categorias como shapes, acessórios dentre outros, então nossa URL teria que ficar www.skatemania.com.br/shapes-de-skate.

Ai você me pergunta, porque não colocamos apenas shape?

Simples, ao pesquisar no Google por shape, ele traz como resultado vários tipos de coisas diferentes, e não somente shape de skate. Agora aquele que busca por shape de skate, com certeza seu site será muito mais bem ranqueado. Por mais que o número de buscas seja menor neste caso, é melhor estar bem ranqueado para algumas pessoas que se interessem pelo seu produto do que para cem que não tenham o mínimo interesse.

Use Keywords

Sempre que possível use keywords na URL de cada página do seu site. Keyword é o coração do SEO interno do seu site e nunca devemos esquecer-nos deles. Cada negócio e cada site tem o seu próprio conjunto de keywords.

 Em nossa tag keyword podemos ter como exemplo: shape para skate, prancha de skate, acessório de skate dentre muitas outras, procurando sempre colocar palavras chaves, palavras que o usuário vai utilizar ao buscar esse tipo de produto.

URL para subcategoria

Existem diferentes tipos de shapes, então precisamos criar subcategorias para tal, como por exemplo, www.skatemania.com.br/shape-de-skate/personalizada. Essa URL seria a mais indicada para uma busca de shape de skate personalizado.

URL para o Produto

A URL do produto deve seguir o mesmo modelo anterior, adicionando agora o nome do produto. Temos um shape para venda com o nome de ZOO YORK, então nossa URL deve ficar, www.skatemania.com.br/shape-de-skate/personalizada/zooyork.

Deixe bem claro o caminho que o Google deve seguir, separando sempre as categorias e subcategorias por ( / ). E muito importante também, quando o nome for grande, separar as palavras por – (hífen), pois acredita que o Google interpreta com mais facilidade que elas estão interligadas.

Não polua sua URL

Nunca coloque nada como /%3045shape, /cat2143shape, ou outras coisas que deixem a sua URL poluída. A URL deve ser fácil de ser gravada pelo usuário e fácil de ser encontrada pelo Google, quanto mais clara melhor.

A URL deve ter no máximo 115 caracteres

Não deixe sua URL maior que 115 caracteres, o Google dificilmente lerá após passar desse número. Dependendo do quanto você passar, você ainda poderá ser penalizado e cair diversas posições no ranqueamento dele.

Falaremos em um artigo a parte sobre URL limpas com mod_rewrite, para uma otimização ainda mais avançada, na qual possibilita um rastreamento muito mais eficaz de suas URL.

Dúvidas, críticas ou sugestões comentem abaixo e bons estudos =)

Olá, deixe seu comentário para Como otimizar minha URL

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