Diversos

Em por

No artigo de hoje vou lhes ensinar a como instalar uma máquina virtual em seu computador, na qual será virtualizado o sistema operacional Ubuntu (Linux).

Máquina Virtual é o nome dado a uma implementação de uma máquina real, via software. Dada esta característica, elas são muito úteis, pois permitem que várias máquinas físicas sejam convertidas para virtuais e possam ser mantidas todas juntas em uma única máquina física.

Isto traz diversos benefícios, dentre eles a economia de energia e a facilidade de modificação do hardware nos casos de, por exemplo, haver a necessidade de maior quantidade de recursos para a máquina.

Para a implementação de uma máquina virtual, são utilizados os chamados softwares de virtualização, dentre os quais está o VMWare Player (gratuito para utilização não comercial).

Neste tutorial Criando uma máquina virtual com VMware Player, o programa é apresentado ao leitor, de forma a guiá-lo através da instalação, configuração e utilização do mesmo para a criação de máquinas virtuais.

Criando uma Máquina virtual com VMWare Player

Instalação

  • Baixe a última versão do programa VMWare Player através do site, e escolha o sistema operacional utilizado para instalação correta:vmware_player
  • Execute, como administrador, o arquivo de instalação salvo.
  • A janela abaixo será exibida. Clique em Next para prosseguir com a instalação.

 

Nas telas seguintes execute as seguintes ações:

Destination Folder: você poderá alterar a pasta onde deseja salvar os arquivos do programa clicando em Change e selecionando a pasta desejada. Não altere caso deseje que os arquivos sejam instalados na pasta padrão do Windows. Clique em Next para ir para a próxima tela.

Software Updates: deixe a caixa selecionada para que o programa procure por atualizações quando o Windows é inicializado.

User Experience Improvement Program: deixe a caixa selecionada apenas se desejar enviar informações anonimamente (informações que possam identificá-lo não serão enviadas) sobre a utilização do programa, para a desenvolvedora do mesmo (De acordo com esta, tais informações são utilizadas para fins de melhoria do programa).

Shortcuts: marque a caixa Desktop para criar atalhos do programa na sua área de trabalho, e Start Menu Programs Folder para criar um atalho no menu Iniciar.

Ready to Perform the requested Operations: clique em continue para iniciar a instalação.

Ao final da instalação a seguinte janela é exibida informando que o programa foi instalando com sucesso. Clique em Finish.

Após o VMware ser instalado, vamos baixar a ISO da última versão do Linux no próprio site do Ubuntu para usarmos em nossa máquina virtual, clique no link abaixo.

//mirror.unesp.br/ubuntu-releases/14.04.1/ubuntu-14.04.1-desktop-amd64.iso

Feito o download da ISO, vamos executar o VMware pela primeira vez e configura-lo.

Execute o programa e você verá a janela License Agreement. Marque a opção 'yes, i accept the terms in the license agreement' para concordar com os termos de uso do programa e começar a utilizá-lo.

A seguinte janela aparecerá oferecendo a opção para você atualizar para a versão paga do programa(VMWare Workstation). Clique em Skip this Version para ignorar e continuar com a versão gratuita.

A tela inicial do programa é exibida. Você já pode começar a criar suas máquinas virtuais!

Criando nossa máquina virtual

Na tela inicial do programa clique em Create a New Virtual Machine para começar o processo de criação de uma nova máquina virtual.

Como primeira opção de configuração, é exibida uma tela lhe oferecendo 3 opções de instalação de um sistema operacional:

  • Installer Disc: Instala o sistema operacional através de um CD/DVD de instalação do mesmo. Para utilizar esta opção, insira o CD/DVD de instalação no seu computador e selecione o Drive onde o mesmo foi inserido.
  • Installer Disc Image File (ISO): Instala o sistema operacional através de uma imagem da instalação do mesmo, no formato ISO. Para utilizar esta opção clique em Browse e selecione a imagem ISO de instalação do sistema operacional desejado.
  • I will Install the operating system later: Cria a máquina virtual sem instalar o sistema operacional, deixando o disco rígido virtual da mesma em branco. O sistema operacional poderá ser instalado posteriormente.

 

Selecione a opção desejada e clique em Next

  • OBS: Se o sistema operacional a ser instalado for detectado pelo VMWare Player, ele utilizará um recurso chamado Easy Install (Instalação Fácil), que como o próprio nome sugere, facilita o processo de instalação do sistema operacional na máquina virtual, automatizando boa parte deste processo. Caso o sistema operacional que você deseje instalar não seja detectado pelo programa, não se preocupe, a instalação será executada normalmente, entretanto sem a utilização do recurso Easy Install.

 

No nosso caso eu instalei usando a ISO do Ubuntu, então vamos escolher essa opção.

Feito tudo isso é só ir clicando em next e colocando as configurações desejadas, na tela abaixo é possível personalizar o hardware de sua máquina virtual. Caso deseje personaliza-lo clique em customize. Esta personalização pode ser feita posteriormente a qualquer momento, desde que a máquina virtual esteja desligada. Marque a caixa Power on this virtual machine after creation e clique em finish.

A máquina virtual será ligada e o processo de instalação do sistema operacional será iniciado. Siga os procedimentos de instalação como o faria na instalação em uma máquina física. Lembre-se que caso o recurso Easy Install esteja sendo utilizado, a instalação é realizada de modo facilitado, sem requisitar as informações (Ex: Chave do Produto, nome do computador, etc) que já foram solicitadas anteriormente na tela de configuração do recurso.

Uma tela poderá aparecer solicitando o download do programa VMWare Tools. Esse programa será instalado no sistema operacional da sua máquina virtual, sendo necessário para a utilização de alguns recursos de interação entre a sua máquina e a máquina virtual (Copiar e Colar entre as máquinas, Modo Unity, etc).

Portanto, clique em Download and Install para que ele seja instalado quando a instalação do sistema operacional terminar, ou clique em Remind Me Later para instalá-lo depois. Ele é instalado como qualquer outro programa, sendo necessário que você siga os procedimentos que surgirão na tela.

Aguarde a instalação terminar e pronto, temos nossa máquina virtual funcionando.

Para saber mais sobre o VMWare Player leia sua documentação (Inglês): //www.vmware.com/support/pubs/player_pubs.html.

Dúvidas, críticas ou sugestões comentem abaixo. laugh

Veja Também:

Artigos Relacionados a categoria: Diversos

Olá, deixe seu comentário para Criando uma máquina virtual com VMware Player

Enviando Comentário Fechar :/

...AINDA NÃO VIU NOSSO PORTFÓLIO?

Se ainda não viu nosso Portfólio e quer conhecer um pouco mais... aproveite e veja agora mesmo e tenha um site de qualidade para o seu negócio!

[contato]
Ver o Portfólio Agora