PHP

Em por

No artigo de hoje vamos explicar uma dúvida muito frequente entre programadores iniciantes. Qual a diferença entre include() e require(), include_once() e require_once().

Estas quatro funções são bem parecidas em seu funcionamento, o que causa muita confusão em quem está começando a estudar a linguagem php, portanto irei explicar cada uma delas.

include()

A função include() do PHP tem como objetivo incluir (como o próprio nome diz) um arquivo dentro do outro quando acessado. Caso ocorra algum problema na inclusão deste, será apresentado um Warning (aviso) que não foi possível incluir o arquivo e continuará a exibição da página normalmente sem a inclusão do arquivo. A função include() aceita parâmetros via GET quando chama um arquivo.

Confira o exemplo abaixo:

 <?php //Exemplo de utilização da função include() include('pages/footer.php'); //incluindo o footer.php ?> 

No exemplo acima, está sendo incluído o arquivo footer.php dentro do diretório pages. Este arquivo será incluso sem problema algum, desde que ele esteja no mesmo caminho que foi informado como parâmetro no uso da função include( );

require( )

A função require() do PHP tem a mesma funcionalidade da função include(), citada acima, com a diferença que se caso o arquivo que você está incluindo não exista (ou não seja encontrado), será gerado um Fatal Error (erro fatal), paralizando a execução de qualquer script que venha após a linha do require(); outra divergência é o fato desta função não aceitar parâmetros via GET para o arquivo chamado. Caso você utilize este parâmetro, ele será ignorado.

Confira o exemplo abaixo:

 <?php //Exemplo de utilização da função require() require('pages/footer.php'); //incluindo o footer.php ?> 

include_once( ) e require_once( )

As funções include_once() e require_once() do PHP tem as suas funcionalidades praticamente “idênticas” às funções include() e require(), respectivamente. Digo “idênticas” (entre aspas) pois a única diferença entre elas é o fato da funções que possuem o “_once” só permitirem a inclusão do arquivo uma única vez na página e ignorando caso você chame ela mais vezes sem notar.

Exemplo de utilização da função include() e include_once();

 <?php //incluindo o footer.php   require('pages/footer.php');   //tentando incluir o footer.php novamente, ele não será incluso (caso o arquivo não exista, será apresentado um segundo warning   include_once('pages/footer.php'); ?> 

Exemplo de utilização da função require() e require_once();

 <?php //incluindo o footer.php require('pages/footer.php'); //tentando incluir o footer.php novamente, ele não será incluso e o script dará fatal error require_once('pages/footer.php'); ?> 

Ambos tem a mesma função, só que no caso de erro o require() para de executar e o include() não.

Dúvidas, Críticas ou sugestões comentem abaixo e bons estudos !!!

Veja Também:

Artigos Relacionados a categoria: PHP

Olá, deixe seu comentário para Diferença entre include e require, include_once e require_once

Enviando Comentário Fechar :/

...AINDA NÃO VIU NOSSO PORTFÓLIO?

Se ainda não viu nosso Portfólio e quer conhecer um pouco mais... aproveite e veja agora mesmo e tenha um site de qualidade para o seu negócio!

[contato]
Ver o Portfólio Agora