MySql

Em por

No artigo de hoje vamos aprender uma maneira bem simples e fácil de como se criar um Banco de Dados MySql usando um servidor local, eu por exemplo estarei usando o WampServer juntamente com o phpMyAdmin. Existem outros servidores locais bem parecidos também, mas para esse exemplo usaremos ele, caso não saiba instalar o Wamp leia mais em nosso artigo "Como instalar o WampServer", então mãos à obra.

O que é Banco de Dados MySQL?

MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD), que utiliza a linguagem SQL (Linguagem de Consulta Estruturada, do inglês Structured Query Language) como interface. O banco de dados MySQL é o banco de dados de código aberto mais popular para a Web. É rápido, confiável e fácil de usar.

Existem muitos bancos de dados sendo utilizados atualmente, porém, segundo uma visão de mercado, eles podem ser divididos em dois grandes grupos:

  • Os comerciais, que cobram um valor de licença para serem usados;
  • Os livres, que possuem distribuição livre, inclusive do código fonte, não implicando em nenhum custo adicional.

Dentre os bancos de dados comerciais, três possuem um destaque maior devido a sua relevância: o Oracle, que é um dos mais famosos do mundo, sendo indicado principalmente para aplicações médias e grandes, onde a possibilidade de crescimento é muito importante; o Microsoft SQLServer, que vêm ganhando importância; e o DB2 da IBM, que começa a ganhar destaque.

Nos bancos de dados de distribuição livre se destacam o MySQL, uma das primeiras iniciativas na área, que possui um grande alcance no mercado e vem evoluindo a cada ano, e o PostGreSQL, que pode ser utilizado desde aplicações pequenas até médias, com uma série de recursos que permite um crescimento razoável para soluções que a adotam.

Existem muitas maneiras de se criar um banco de dados, diretamente com a linguagem SQL ou por ferramentas que auxiliam esse processo. É interessante saber os dois modos, tanto na "unha" como dizem, quanto no uso de ferramentas como nesse exemplo, o phpMyAdmin.

Bem começamos fazendo o Login no sistema através da URL (//localhost/phpMyAdmin)

Após ter logado, no campo create database (Criar Banco de Dados), digite o nome de seu banco de dados, feito isso escolha a collaction e clique em create como no exemplo:

Em alguns servidores remotos já existe um Banco de Dados padrão e não é permitida a criação de outros Banco de Dados. Se este for o seu caso, use o Banco de Dados padrão.

Para criar uma Tabela clique na aba "Databases" ou através do menu lateral e escolha o Banco de Dados na qual a Tabela será criada:

Procure a caixa denominada "Create new table in database" e nela digite o nome da Tabela e o número de colunas que ela vai possuir e clique em Ok como no exemplo:

A seguir defina o nome das colunas, o tipo de dado em cada uma delas, existem tipos de dados para dados específicos, como VarChar() para Texto e Int para números veja alguns exemplos:

  • INT (Para números inteiros)
  • DECIMAL (Para números decimais)
  • CHAR (Textos com menos de 255 caracteres)
  • TEXT (Para texto com menos de 65.535 caracteres)
  • LONGTEXT (Para texto com menos 4.294.967.295 caracteres)
  • Date (Para datas no formato YYYY-MM-DD)
  • Time (Para hora no formato HH:MM:SS)
  • DATETIME (Para data/hora no formato YYYY-MM-DD HH:MM:SS)

Perceba que usamos sempre um ID como primeiro atributo de sua tabela sempre do tipo INT podendo escolher ser auto increment ou não e lembrando sempre de marcar no campo index o valor PRIMARY, que significa chave primária dessa tabela em questão.

Com esses passos básicos já conseguimos construir nosso Banco de Dados para a nossa aplicação, caso ainda não saiba como realizar as querys para resgatar, inserir, apagar e atualizar dados leia mais nosso artigo sobre CRUD COM PHP.

Dúvidas críticas ou sugestões comente abaixo, e bom estudo! 

Veja Também:

Artigos Relacionados a categoria: MySql

Olá, deixe seu comentário para Criando um Banco de Dados MySql

Enviando Comentário Fechar :/

...AINDA NÃO VIU NOSSO PORTFÓLIO?

Se ainda não viu nosso Portfólio e quer conhecer um pouco mais... aproveite e veja agora mesmo e tenha um site de qualidade para o seu negócio!

[contato]
Ver o Portfólio Agora