PHP

Em por

Veja neste artigo introdutório sobre PHP os conceitos de Classe, métodos e atributos. Você poderá ter uma ideia do que é uma Classe, o que é um método e o que é um atributo.Além de ser mostrado como criar e usar este recurso tão importante da Orientação a Objetos juntamente com o podereso PHP.

O que é uma classe?

A classe é uma estrutura ou esqueleto que abstrai um conjunto de objetos contendo características similares. Uma determinada classe define o comportamento de seus objetos usando métodos e modificando seus estados como os atributos.

Mas muita atenção as classes não são diretamente suportadas em todas as linguagens de programação, sendo necessária para que esta linguagem seja considerada orientada a objetos.

Agora depois de um pouco de classe, método e atributos, vamos ver isso na prática.

Como eu crio uma classe?

Primeiramente vamos precisar ter um servidor PHP instalado. Eu uso o “wamp”, a sua instalação é bem tranqüila, basta você baixar, executar o instalador e pronto. O mesmo irá criar uma pasta, se você instalar como padrão, “C:\wamp”.

Caso esteja com dificuldades, acesse no artigo sobre como configurar o wampServer.

A ferramenta para desenvolvimento fica a escolha do programador, eu gosto de usar o NotePad++.

Sendo assim abra o seu NotePad, ou alguma outra ferramenta que desejar, no meu caso estou usando o NotePad (criando um projeto PHP e depois uma Classe PHP), vamos salvar o mesmo com o nome Cliente-class.php, mas antes de sair salvando vamos primeiro criar uma pasta chamada “cliente” dentro de “C:\wamp\www”, sendo assim seu arquivo estará da seguinte forma “C:\wamp\www\cliente\cliente-class.php”.

Este é um padrão que muitos tem usado para diferenciar os arquivos das classes. Neste momento vamos codificar na ferramenta escolhida a seguinte estrutura para criação da nossa primeira classe em PHP.

Criando uma classe em PHP

 <?php class Cliente{ } ?> 

Agora vamos entender um pouco dos atributos.

O que são os atributos?

Mais em cima eu falei o seguinte “...modificando seus estados como os atributos...”, ou seja, os atributos são como características do cliente, como por exemplo, Nome ou Tipo de Cliente. Vamos ver agora como podemos criar dois atributos, por exemplo, teríamos Nome e Saldo.

 <?php class Cliente{ public $nome; public $saldo; } ?> 

Agora vamos entender um pouco dos métodos.

O que são os métodos?

Mais em cima eu falei o seguinte “...define o comportamento de seus objetos usando métodos...”, ou seja, os métodos servem para definir o comportamento dos objetos!

Criando métodos:

Vamos ver agora como podemos criar dois métodos, por exemplo, teríamos pagarconta e o segundo confirmarrecebimento.

 <?php class Cliente { public $nome; public $saldo; public function set_nome($Nome){ $this->nome = $Nome; } public function get_nome(){ return $this->nome; } public function set_saldo ($Saldo){ $this->saldo = $Saldo; } public function get_saldo (){ return $this->saldo; } //método confirma recebimento imprimindo na tela public function confirmarrecebimento(){ echo "<br/>Confirmado o recebimento"; } //método pagar conta na qual recebe um valor por parâmetro e apenas exibe public function pagarconta($valor){ echo "<br/>Foi pago o valor de R$ ".$valor; } } ?>

Caso queira melhorar o código aprenda mais sobre métodos mágicos get e set com PHP.

Você pode notar que eu usei um recurso chamado de parâmetro, no método pagarconta, seu nome é $valor. Apenas para comentar rapidinho, um parâmetro é uma variável que é passada para um método.

Observação: Estou usando o echo apenas para facilitar a exibição, o foco é mostrar a estrutura do método. Vamos colocar isso tudo em prática!

Vou agora criar outro arquivo chamado testeCliente.php, que deverá ficar no seguinte caminho “C:\wamp\www\cliente\ testeCliente.php”.

Testando Cliente

 <?php //incluo o arquivo da minha classe include("cliente-class.php"); //instancio minha classe $tempCliente = new Cliente(); //seto a variável na minha classe com meu nome $tempCliente->set_nome = "Leonardo"; //seto a variável com o saldo $tempCliente->set_saldo = 400; //chamo meu método $tempCliente->confirmarrecebimento(); //chamo meu outro método passando 300 com parâmetro para apenas exibir $tempCliente->pagarconta(300); echo "<br/>Nome do Cliente : ".$tempCliente->get_nome; echo "<br/> Saldo : ".$tempCliente->get_saldo; ?>

Agora você pode abrir o seu navegador padrão e digitar o seguinte na URL: //localhost/cliente/testeCliente.php para ver o seu exemplo.

Observação: Caso sua página não apareça nada, o wamp pode não estar rodando. Veja abaixo como você pode iniciar seu servidor PHP.

Clique em Start All Service, observe que o meu ícone está “verde”.

Bom, foi apresentado um artigo básico sobre Orientação a Objetos em PHP, para entender mais sobre o assunto estude mais sobre classe em PHP e bons estudos.

Veja Também:

Artigos Relacionados a categoria: PHP

Olá, deixe seu comentário para Criando Classe em PHP

Enviando Comentário Fechar :/

...AINDA NÃO VIU NOSSO PORTFÓLIO?

Se ainda não viu nosso Portfólio e quer conhecer um pouco mais... aproveite e veja agora mesmo e tenha um site de qualidade para o seu negócio!

[contato]
Ver o Portfólio Agora